Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/04/2006
Já está a caminho da Estação Espacial Internacional o primeiro grupo de três micro-satélites do projeto Spheres - satélites do tamanho de uma bola de futebol projetados para flutuar livremente no espaço, mantendo uma posição precisa.
A idéia é que uma grande quantidade de satélites com essa tecnologia possa ser utilizada como parte de um gigantesco telescópio espacial. O princípio é basicamente o mesmo dos enormes conjuntos de antenas dos rádiotelescópios terrestres.
As três "Esferas" subiram a bordo de um foguete russo. Duas outras deverão completar o time até o final do ano, levadas na próxima missão do ônibus espacial.
Os primeiros testes serão feitos ainda dentro da Estação Espacial Internacional. A NASA não quer se arriscar a outro fracasso como o da missão DART, que recentemente falhou quando tentava alcançar um alvo de forma totalmente autônoma.
Versões definitivas das Esferas deverão flutuar no espaço de forma autônoma, comunicando-se por conexões de rádio, de forma a manter constantemente a posição relativa entre si e a posição do conjunto como um todo em uma órbita precisa.