Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/04/2003
O projeto SARA, um microsatélite brasileiro, ganhou forças com a recente inovação apresentada pelo laboratório COPPE da UFRJ, de uma proteção para reentrada na atmosfera. (veja a notícia aqui.)
O SARA faz parte do projeto UNIESPAÇO, financiado pela Agência Espacial Brasileira (AEB), através do Programa Nacional de Atividades Espaciais (PNAE). Os estudos preliminares tiveram o seu início em 1995, sob a coordenação geral do Dr. Paulo Moraes Júnior, da Divisão de Sistemas Espaciais (ASE), pertencente ao IAE. A equipe da COPPE, responsável pelo desenvolvimento da proteção térmica do microsatélite, começou a atuar a partir de agosto de 1999. Também participaram do projeto pesquisadores da Divisão de Mecânica Orbital e Controle (DMC) do INPE.
O microsatélite foi projetado para ficar até 10 dias em órbita baixa, a cerca de 300 Km do solo terrestre, em cada operação. Ele pesará aproximadamente 150 Kg, tendo carga útil de 25 Kg e terá capacidade de transportar experimentos científicos e tecnológicos de pequeno porte. Ao retornar à atmosfera terrestre a velocidade do SARA será reduzida por um sistema de pára-quedas, juntamente com um atenuador de impacto do tipo air-bag. Isto porque quando estiver retornando de uma altitude de 300 Km, sua velocidade será de 7.360 m/s e, no momento de impacto com o solo, esta velocidade seria normalmente de 62 m/s, necessitando da ação dos redutores de velocidade para que chegue a 10m/s, considerada como ideal pelos pesquisadores do Projeto.
A redução da velocidade do microsatélite terá seu início na entrada da atmosfera terrestre, a uma altitude de 90 Km, após atingir 7.865 m/s, devido à ação gravitacional. É nesse ponto que o SARA sofrerá um grande choque térmico superior a 3 MW/m2 (um calor equivalente ao de 30 mil lâmpadas de 100 watts acesas), que poderia ocasionar sua destruição total, caso não houvesse a proteção desenvolvida pela COPPE. A velocidade começa a se reduzir consideravelmente a partir do contato com a atmosfera terrestre devido a influência do atrito com ar.