Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/06/2002
Na foto, o especialista em ótica Vicen Huegle, da NASA, inspeciona os mais de mil espelhos prontos para serem montados no Starshine 4, um satélite artificial que, quando pronto, será uma verdadeira bola "high-tech" em órbita da Terra.
Estudantes de centenas de escolas de 43 países poliram manualmente os espelhos. No Laboratório de Ótica Espacial da NASA, eles receberam uma cobertura especial para mantê-los imunes às intempéries do ambiente espacial.
O lançamento do satélite está previsto para Janeiro de 2.003, a bordo do ônibus espacial Atlantis. Orbitando a Terra por vários anos, o Starshine 4 irá refletir a luz do Sol para observadores na Terra, de forma que os estudantes que participaram do projeto possam estudar os efeitos da atividade solar na atmosfera terrestre.
Este é o quarto satélite de uma série que começou em 1.999. O primeiro Starshine foi lançado em Junho de 99 e ficou em órbita até Fevereiro de 2.000. O Starshine 2 ficou em órbita de Dezembro de 2.001 até Abril de 2.002. O Starshine 3 está em órbita desde Setembro de 2.001.