Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/09/2001
A Força Aérea Americana está utilizando um grande balão brilhante, colocado em órbita em Janeiro, para o rastreamento de satélites. O balão foi inflado logo após sua colocação em órbita, atingindo seu tamanho de 3,6 metros de diâmetro. Ele foi construído com materiais especiais à base de alumínio e poliéster (kapton) pela empresa americana L'Garde Inc., possuindo 90% de capacidade de refletir a luz que o atinge. Apesar de possuir apenas 0,03 milímetros de espessura, sua camada externa adquiriu rigidez após inflada, o que significará uma vida útil de até dois anos, mesmo se o balão for atingido por micro-meteoros. Seu custo atingiu US$2 milhões.
O balão servirá como alvo fixo, para calibragem de equipamentos de monitoramento de satélites. Como é proibido o lançamento de raios laser sobre satélites de verdade, isso poderá ser feito sobre o balão, o qual aferirá os instrumentos de detecção que não utilizam laser.
Devido à sua capacidade de reflexão, o balão será visível a olho nu. A empresa fabricante colocou em seu site um mecanismo de localização que dá a posicão instantânea do balão, que poderá ser utilizada para tentativas de visualização (http://www.heavens-above.com/orbitdisplay.asp?satid=26062). O balão completa uma órbita ao redor da Terra a cada 100 minutos.