Com informações da Xinhua - 26/12/2013
O veículo lunar Yutu e a sonda lunar Chang'e-3, que levou o robô até a Lua, vão ficar em hibernação durante as noites lunares.
Segundo Wu Fenglei, do Centro de Controle Aeroespacial de Beijing, o módulo de pouso entrou em hibernação às 7h do Dia de Natal e o veículo lunar, Yutu (Coelho de Jade), caiu no sono por volta da 1h desta madrugada.
Na noite lunar, que dura 14 dias - você vê a Lua entrando em sua noite quando ela passa pouco a pouco para a fase Nova - as temperaturas chegam a -150 º C.
Segundo os técnicos chineses, o objetivo da hibernação é evitar danos aos equipamentos, que serão religados dentro de duas semanas, assim que o Sol comece a se levantar no horizonte da Lua.
Tanto o veículo como a sonda estão estáveis, disse Wu, acrescentando que ambos completaram "uma série de tarefas científicas" nos últimos dois dias, sem dar maiores detalhes.
A Chang'e-3 pousou no Sinus Iridum da Lua, ou Baía do Arco-íris, em 14 de dezembro, tornando a China o terceiro país no mundo a realizar uma missão de exploração lunar, após os Estados Unidos e a ex-União Soviética.
O Yutu vai analisar a estrutura geológica e substâncias na superfície da Lua e procurar recursos naturais durante três meses, enquanto o módulo de aterrissagem realizará uma exploração no local do pouso por um ano.