Com informações da Agência Brasil - 08/09/2013
A NASA lançou uma sonda que orbitará a Lua em busca de informações detalhadas sobre a atmosfera do nosso satélite, as condições perto da sua superfície e as influências ambientais da poeira lunar.
A missão Ladee (Lunar Atmosphere and Dust Ambiente Explorer) permitirá o conhecimento de novas características não apenas da Lua - ela vai ajudar os cientistas a extrapolar os dados e compreender outros corpos do Sistema Solar, como Mercúrio, Vênus e Marte.
Segundo a Nasa, a Lua é interessante porque mudou pouco desde seu desenvolvimento inicial, ao contrário da Terra, de Marte e de Vênus. Por isso, nosso satélite oferece uma visão única sobre o passado distante da evolução planetária.
A missão robótica foi lançada com sucesso do Centro Espacial Wallops, na costa da Virgínia, nos Estados Unidos, e deve chegar à Lua em 30 dias, para, em seguida, entrar em órbita lunar.
A Ladee terá, inicialmente, 40 dias de trabalho. Nos primeiros 30 dias, a sonda terá atividades em grandes altitudes, além da demonstração da tecnologia de comunicação espacial a laser.
Durante os últimos dez dias, o subsistema de propulsão a bordo da Ladee irá reduzir a altitude do observatório, enquanto as atividades continuam. A missão terminará 100 dias depois de ser colocada em funcionamento.