Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/06/2009
A sonda lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter) chegou à Lua nesta manhã, depois de um voo de cinco dias.
Técnicos do Centro Espacial Goddard, da NASA, acionaram os motores da sonda para ajustar sua órbita, permitindo que a gravidade da Lua capturasse a LRO. A inserção na órbita lunar deu-se exatamente às 07h30, no horário de Brasília.
Voo rasante sobre a Lua
Durante a viagem, os técnicos tiveram que fazer uma correção de rota para que a sonda atingisse a Lua na posição pré-determinada. Como a Lua está sempre se movendo, a LRO foi lançada alvejando um ponto à frente da posição da Lua naquele momento. Quando se aproximou o suficiente, a sonda usou seus motores para diminuir sua velocidade, permitindo que a gravidade da Lua a capturasse em sua órbita.
Agora a LRO começa a fase de testes, durante a qual cada um dos seus sete instrumentos será ligado e testado, um de cada vez. Durante esse período, a sonda também será dirigida para sua órbita estável.
Até o fim desta semana ela deverá atingir sua órbita circular de baixa altitude, voando a apenas 50 km da superfície da Lua, o que permitirá a construção de um mapa 3-D da superfície da Lua com a maior resolução já alcançada até hoje. Esse posicionamento exigirá que seu motor-foguete seja acionado outras quatro vezes.
Locais de pouso na Lua
Quando todos os instrumentos científicos estiverem checados e em operação, começara a missão principal da LRO, que é identificar locais de pouso seguros para as futuras missões tripuladas à Lua.
A busca por espaçoportos lunares incluirá a localização de recursos minerais que poderão potencialmente ser utilizados pelos astronautas, além de futuras explorações comerciais, e o estudo da radiação ambiental da Lua.
Sozinha, a LRO coletará mais informações da Lua do que todas as missões Apolo juntas.
Para mais informações sobre a LRO e a LCROSS, que foram lançada juntas, veja Sondas partem em busca de água e local de pouso na Lua e Próxima parada: a Lua.