Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/09/2016
Onde está o Philae
A pouco menos de um mês do fim da missão da sonda espacial Rosetta, uma fotografia transmitida neste final de semana finalmente revelou o paradeiro do robô Philae, que não conseguiu pousar como previsto sobre o cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
Embora o robô tenha enviado imagens enquanto saltitava pelo cometa, e até depois que pousou, não havia dados que permitissem localizar seu paradeiro final.
Não há expectativa de reviver o robô, cujas baterias já se esgotaram. E ele está na sombra, o que significa que seus painéis solares também nada podem fazer.
Mas encontrá-lo é importante para que se possa utilizar os dados que ele coletou e transmitiu durante os três dias em que permaneceu ativo - agora os pesquisadores sabem a que local do cometa os dados se referem.
Segundo pouso
Já nos dias finais da missão histórica da sonda Rosetta, que redefiniu o que é um cometa, os controladores da missão se preparam agora para pousar a própria sonda no cometa.
Os últimos instantes de vida da sonda serão usados coletando dados na maior proximidade possível do cometa - até literalmente tocar sua superfície.
Como a Rosetta não foi projetada para pousar, como o Philae, o desfecho final deverá ser sua destruição.