Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/04/2010
Depois de quase 20 anos de desenvolvimento, a NASA anunciou que finalmente irá enviar ao espaço o seu Robonauta, que se tornará um morador permanente da Estação Espacial Internacional.
Plataforma de desenvolvimento
Embora tenha sido inicialmente projetado para substituir os astronautas nas caminhadas espaciais, o robô meio-humanoide, agora Robonauta 2, ou R2, ficará restrito a trabalhos internos e funcionará mais como uma plataforma de desenvolvimento robótico do que um trabalhador efetivo.
Recentemente, a NASA anunciou uma parceria com a General Motors para transformar o Robonauta em um robô operário, um auxiliar para fábricas mais flexível do que os tradicionais robôs industriais.
Auxiliar de laboratório
Pesando cerca de 100 quilogramas, o R2 consiste em uma cabeça e um tronco com dois braços e duas mãos e será lançado a bordo do ônibus espacial Discovery, como parte da missão STS-133, prevista para Setembro.
O Robonauta 2 ficará instalado no laboratório Destiny da Estação Espacial Internacional. Futuras melhorias e modificações, contudo, poderão permitir que ele se movimente mais livremente no interior da estação.
Protótipo de astronauta robótico
O grande potencial do Robonauta é que ele foi projetado para trabalhar como mais um astronauta.
Com mãos que reproduzem as mãos humanas, o R2 é capaz de usar as mesmas ferramentas usadas pelos membros da tripulação.
A versão que irá ao espaço não tem a proteção necessária para ser colocado fora da Estação.