Com informações da ESA - 17/09/2014
Pouso no cometa
O módulo de aterragem Philae, ainda preso à sonda espacial Rosetta, irá pousar no local J do cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko.
O processo de seleção do local de pouso vinha sendo conduzido desde o final de Agosto, e a escolha acabou sendo do tipo "a menos pior".
"Nenhum dos locais candidatos cumpria todos os critérios operacionais em 100%, mas o local J é claramente a melhor solução," disse Jean-Pierre Bibring, cientista de projeto.
O local J fica na "cabeça" do cometa, um corpo irregular com pouco mais de 4 km no seu ponto mais largo. O local de backup escolhido foi o C, está localizado no "corpo" do cometa.
O módulo de aterragem de 100 kg deverá descer na superfície do cometa no dia 11 de novembro, onde fará medições de profundidade para caracterizar o núcleo do 67P.
"O local J nos dará a possibilidade de analisar material primitivo, caracterizar as propriedades do núcleo e estudar os processos que dão origem à sua atividade," disse Bibring.
Escolher o local de aterragem adequado não foi tarefa fácil.
"Como já conseguimos perceber pelas recentes imagens, o cometa é belo mas acidentado - cientificamente excitante - mas a sua forma torna-o um desafio operacional," disse o responsável pela aterragem do Philae no Centro Aeroespacial Alemão (DLR).