Redação do Site Inovação Tecnológica - 02/09/2014
Aos 10 anos de idade, e com mais de 40 km rodados em Marte, o robô Opportunity está apresentando problemas de memória.
As falhas estão ocorrendo na memória flash, fazendo com que o robô reinicie automaticamente.
O problema é que pode levar de um a dois dias para ele volte a operar depois de cada reinicialização, atrapalhando as pesquisas científicas.
Como a reinicialização repetiu-se cerca de 12 vezes apenas em Agosto, os técnicos acharam que é hora de reformatar a memória.
As células individuais da memória flash - o mesmo tipo usado em pendrives e câmeras fotográficas - podem desgastar-se com o uso repetido. A reformatação apaga a memória, identifica as células ruins e as assinala para que o programa não mais as utilize.
"Células gastas na memória flash são o principal suspeito de causar esses resets," disse John Callas, gerente do projeto Mars Exploration Rover. "A reformatação da flash é um processo de baixo risco, uma vez que as sequências críticas e o software de voo são armazenados em outro lugar, em outra memória não-volátil no robô."
Os engenheiros já haviam reformatado a memória flash do Spirit, o irmão gêmeo do Opportunity, há cinco anos, para dar fim a uma série de eventos de amnésia que ele vinha apresentando. A medida teve sucesso.