Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Espaço

Meteorito derruba teoria sobre origem da água na Terra

Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/04/2025

Meteorito derruba teoria sobre origem da água na Terra
O meteorito usado neste estudo - LAR 12252 - quando foi descoberto na Antártida.
[Imagem: ANSMET/Case Western Reserve University/University of Utah]

Origem da água da Terra

Um novo estudo observacional pode ajudar a derrubar a teoria mais aceita entre os cientistas sobre a origem da água da Terra: A de que a água em nosso planeta foi trazida por asteroides que bombardearam sua superfície no passado.

Thomas Barrett e colegas da Universidade de Oxford, no Reino Unido, analisaram um meteorito que tem uma composição análoga à da Terra primitiva, para tentar entender a origem do hidrogênio presente em nosso planeta, incluindo aquele presente nas moléculas de água.

Eles descobriram que, se esse meteorito é realmente um análogo do material que formou nosso planeta, então a Terra já nasceu muito mais rica em hidrogênio do que se pensava anteriormente.

Isso reforça teorias alternativas, descartando a ideia de que a formação de condições habitáveis na Terra não dependeu de asteroides ou cometas para trazer água - em vez disso, a Terra pode ter criado sua própria água ou mesmo a água da Terra estava por aqui antes do nascimento do planeta.

O estudo envolveu um tipo raro de meteorito, conhecido como condrito enstatita, que tem uma composição análoga à da Terra primitiva (4,55 bilhões de anos atrás). E o meteorito revelou uma fonte de hidrogênio que teria sido essencial para a formação de moléculas de água.

Meteorito derruba teoria sobre origem da água na Terra
Seção fina do meteorito LAR 12252 vista em luz polarizada plana, com ampliação de 5x.
[Imagem: NASA]

O hidrogênio já estava aqui

A origem do hidrogênio e, por extensão, da água na Terra tem sido altamente debatida, com muitos acreditando que o hidrogênio necessário para a formação das moléculas de água foi trazido por asteroides do espaço sideral durante os primeiros 100 milhões de anos da Terra.

Mas os novos resultados contradizem isso, sugerindo, em vez disso, que a Terra possuía o hidrogênio necessário para criar água desde sua formação.

Um estudo anterior havia identificado traços de hidrogênio neste mesmo meteorito, chamado LAR 12252. As moléculas estavam presentes em materiais orgânicos e partes não cristalinas dos côndrulos (objetos esféricos milimétricos dentro do meteorito). A quantidade era pequena, mas não estava claro se o hidrogênio era nativo ou devido à contaminação terrestre.

Ao disparar um poderoso feixe de raios X sobre a estrutura do meteorito, a equipe descobriu quantidades significativas de hidrogênio ligadas ao elemento enxofre, que é abundante no meteorito. De fato, a análise revelou que a quantidade de hidrogênio na matriz de material extremamente fino é cinco vezes maior do que nas seções não cristalinas da rocha espacial.

Como a proto-Terra era feita de material semelhante aos condritos enstatita, isso sugere que, quando o planeta em formação se tornasse grande o suficiente para ser atingido por asteroides, ele já teria acumulado reservas de hidrogênio suficientes para explicar a atual abundância de água na Terra.

Além disso, até hoje ninguém encontrou um asteroide ou cometa rico em água o suficiente para justificar a teoria da "água importada".

Bibliografia:

Artigo: The source of hydrogen in earth's building blocks
Autores: Thomas J. Barrett, James F.J. Bryson, Kalotina Geraki
Revista: Icarus
DOI: 10.1016/j.icarus.2025.116588
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Corpos Celestes
  • Universo e Cosmologia
  • Exploração Espacial
  • Mineração

Mais tópicos