Redação do Site Inovação Tecnológica - 04/05/2020
Engenhosidade
Destinado a se tornar a primeira aeronave a tentar voos motorizados a hélice em outro planeta, o primeiro helicóptero que voará em Marte recebeu oficialmente um nome: Engenhosidade (Ingenuity) - cuidado com o falso cognato: em inglês ingenuidade é naivety.
Até agora conhecido como "Helicóptero de Marte da NASA", o veículo já está a bordo do robô Perseverança (Perseverance), que está com o lançamento agendado para 17 de Julho próximo.
Como já é tradicional, o nome foi escolhido em um concurso promovido entre estudantes. A vencedora foi Vaneeza Rupani, uma estudante de 16 anos de Northport, no estado do Alabama.
"A engenhosidade e o brilhantismo das pessoas que trabalham duro para superar os desafios das viagens interplanetárias são o que nos permitem experimentar as maravilhas da exploração espacial," escreveu Vaneeza em sua submissão ao concurso. "A engenhosidade é o que permite às pessoas realizar coisas incríveis, e isso nos permite expandir nossos horizontes para as fronteiras do universo."
Helicóptero de Marte
O helicóptero espacial Engenhosidade - um projeto do pesquisador Robert Balaram, do Centro Espacial Kennedy - foi considerado por muitos anos uma espécie de "ideia maluca", dada a atmosfera extremamente rarefeita de Marte.
Por isso a NASA concordou em enviá-lo apenas como uma demonstração de tecnologia, sem levar nenhum instrumento científico. Isto permitirá testar o conceito com um mínimo de gastos e sem colocar em risco qualquer outra parte da missão.
E, como geralmente acontece com as apostas de alto risco, os ganhos poderão ser enormes. Pequenos veículos voadores, movidos a energia solar, como o helicóptero Engenhosidade, poderão ampliar drasticamente o alcance das sondas espaciais, coletando dados de áreas muito maiores do que as cobertas pelos atuais robôs.