Redação do Site Inovação Tecnológica - 09/04/2007
O Instituto Max Planck, da Alemanha, está promovendo uma das mais espetaculares feiras de divulgação científica já feitas em todo o mundo.
Talvez não seja a maior em área de exposição, mas o Túnel da Ciência traz ao público as últimas novidades da ciência e da tecnologia utilizando-se dos mais avançados equipamentos que a ciência e a tecnologia já propiciaram até hoje.
O desenho futurístico é adotado ao longo de centenas de "stands" que trazem as mais importantes pesquisas publicadas nos últimos anos. A exposição inclui 300 imagens gigantes e 150 vídeos exclusivos e inéditos, cobrindo áreas que vão da nanotecnologia até as últimas descobertas envolvendo o universo e a cosmologia.
Cerca de 50 demonstrações são interativas, convidando os visitantes a descobrir "qual é a dos cientistas", seus desafios e os materiais e instrumentos de que eles se valem para descobrir os segredos dos blocos básicos que mantêm a vida, as causas das doenças e as últimas descobertas sobre a nossa consciência.
Como as galáxias se fundem, como os buracos negros tiram galáxias inteiras de sua rota, as gigantescas tempestades do Sol, são outras atrações, sempre acompanhadas de áudio-guias que se iniciam assim que o visitante se aproxima da tela. Também não ficam de fora a biotecnologia, a neuroeletrônica e computação quântica.
Fica a sugestão para que o Ministério da Ciência e Tecnologia faça algo do tipo no Brasil ou, quem sabe, convença os alemães a trazerem o Túnel da Ciência para uma estadia por aqui.