Redação do Site Inovação Tecnológica - 31/01/2024
Aulas para alienígenas
Uma equipe de estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) venceu pela primeira vez o desafio internacional Space App Challenge, promovido anualmente pela Nasa.
Foram 57.999 inscritos de 152 países, que deviam buscar soluções inovadoras para melhorar a vida tanto na Terra como no espaço. No total, foram dez projetos premiados, em diferentes categorias.
A equipe brasileira, chamada Saudações da Terra, desenvolveu um site imersivo que dá aulas a um habitante de um planeta distante sobre a importância dos oceanos para a vida na Terra.
Os alunos contam que tiveram como missão criar uma narrativa enfatizando a importância primordial dos oceanos na vida do nosso planeta, com destaque para os fitoplânctons. As mensagens enviadas ao usuário alienígena incluem gráficos, modelos 3D, imagens de satélite e um jogo de perguntas e respostas, tudo elaborado a partir de dados disponibilizados pela agência norte-americana. A ideia é permitir ao alienígena enxergar os oceanos não apenas como vastas extensões de água, mas como os jardins do planeta, responsáveis por regular o clima da Terra e nutrir diversas de suas formas de vida.
A equipe foi formada pelos alunos de Engenharia de Computação Andreas Cisi Ramos, Bruno Amaral Teixeira de Freitas, Bernardo Panka Archegas, Naim Shaikhzadeh Santos e Felipe Gabriel Brabes da Silva, além de Daniel Yuji Hosomi, da Ciência de Computação. A premiação será uma visita à sede da Nasa em Washington D.C. e ao Centro de Voos Espaciais Goddard, onde nasceu o telescópio James Webb. A visita foi marcada para os dias 5 e 6 de junho.
Além do grupo de estudantes da Unicamp, outra equipe de Campinas, chamada Donzelas da Missão Espacial, composta pelas alunas Samara Santos, Sara Lima, Kezia Souza, Jennifer Leite e Larissa Santos, também ganhou a etapa mundial da competição na categoria Mais Inspiracional - o Projeto que Cativou o Nosso Coração. A equipe, composta inteiramente por meninas, desenvolveu uma ferramenta interativa educacional para ensinar crianças sobre a mecânica dos eclipses.