Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/07/2005
Terminou ontem, com sucesso a missão da sonda espacial Deep Impact. O "projétil" - uma parte da sonda, feita de cobre e pesando 360 quilos - acertou em cheio o cometa Tempel 1. A outra parte da sonda ficou à distância e filmou tudo.
O choque deu-se no horário previsto. Mas não sem antes dar um susto nos controladores da missão. Na primeira correção de rota, das três previstas, o projétil saiu sete quilômetros da rota de colisão. Mas as outras duas correções automáticas desfizeram o erro.
Agora os cientistas vão passar meses debruçados sobre os dados coletados pela própria sonda e por dezenas de outros telescópios. Eles esperam entender um pouco mais da formação do nosso Sistema Solar, já que, acredita-se, os cometas são como são desde antes da formação da Terra e dos demais planetas.
A riqueza de dados coletados é incomparável. Só as fotos feitas pelo próprio projétil seriam valiosíssimas. A última delas foi feita a apenas 30 quilômetros do cometa, o que permite que os cientistas analisem sua superfície com resolução de poucos metros.
Veja alguns dos destaques dos momentos finais da missão: