Com informações da Agência Brasil - 17/07/2017
Ônibus elétrico brasileiro
A Prefeitura de São Paulo apresentou oficialmente o primeiro ônibus elétrico totalmente fabricado no país e que será usado na capital paulista.
Alimentado por baterias, o ônibus tem capacidade para transportar 84 passageiros e até 300 quilômetros de autonomia - ele pode rodar 300 km e então precisa parar para recarregar.
As baterias são construídas com uma tecnologia alternativa e de custo mais baixo, à base de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4), e levam de quatro a cinco horas para serem recarregadas.
O veículo tem motores elétricos embutidos nas rodas e sistemas auxiliares hidráulicos e pneumáticos, integrados por meio de uma rede de controle. Esse mecanismo faz com que, em aceleração, o sistema consuma energia das baterias e, nos momentos de frenagem, o sistema de tração transforme a energia dessas baterias em energia elétrica, que é redirecionada para as mesmas baterias, provendo recargas parciais.
O chassi do ônibus elétrico é feito pela empresa chinesa BYD, que instalou uma fábrica em Campinas (SP) há dois anos em meio. A carroceria é da Caio, que também funciona no interior de São Paulo. A capacidade de produção anual da BYD é de 400 veículos por ano.
A linha em que o ônibus circulará ainda não foi definida e a previsão é a de que o veículo entre em operação até o dia 31 de julho, após passar por fiscalizações feitas pela SPTrans (São Paulo Transporte - empresa que faz a gestão do transporte público na capital paulista).