Com informações da New Scientist - 03/02/2025
Durabilidade dos carros elétricos
Os veículos elétricos agora já têm uma vida útil similar à dos seus antepassados a gasolina e diesel - e sua confiabilidade, que também já concorre com a dos carros movidos a combustíveis fósseis, fica maior a cada ano porque a tecnologia ainda está amadurecendo.
Este é o veredito de uma equipe da Universidade de Birmingham, no Reino Unido, que analisou quase 300 milhões de registros do teste obrigatório de inspeção técnica do Reino Unido, chamado MOT, que afere a condição, a idade e a quilometragem de cada veículo nas estradas - os dados de 2005 a 2022 abrangeram cerca de 29,8 milhões de veículos no total.
Os resultados mostraram que os veículos elétricos agora têm uma vida útil média de mais de 18,4 anos, superando a média dos veículos a diesel, que duram 16,8 anos, e quase igualando a média dos veículos a gasolina, que duram 18,7 anos.
O veículo elétrico médio agora percorre 200.000 quilômetros durante sua vida útil, superando os 187.000 km registrados pelos equivalentes a gasolina, mas ficando aquém dos 257.000 km que os veículos a diesel alcançam em média.
A pesquisa também mostra que a confiabilidade a longo prazo está melhorando: A probabilidade de um veículo elétrico falhar e acabar no ferro-velho em qualquer ano está diminuindo cerca de duas vezes mais rápido do que para os veículos a gasolina, e cerca de seis vezes mais rápido do que para os veículos a diesel.
"Os primeiros carros elétricos não eram tão bons e não eram tão confiáveis," disse o professor Robert Elliott. "Mas o ponto principal, eu acho, é que a tecnologia está melhorando muito rapidamente. Não somos cruzados ambientais. Queremos apenas dar os fatos. Carros elétricos e baterias, eles estão apenas vivendo mais."
Custo de manutenção dos carros elétricos
O teste obrigatório de inspeção dos veículos, usado nesta pesquisa, não inclui informações sobre os custos de propriedade dos veículos, ou seja, quanto seus donos gastam em manutenção e reparo, computando apenas sua vida útil geral.
Por outro lado, outras pesquisas, feitas nos EUA, mostraram que os custos de manutenção dos carros elétricos giram em torno de R$ 0,22/km (US$ 0,06 por milha), enquanto para motores de combustão interna o valor é de R$ 0,37/km (US$ 0,10 por milha).
Por outro lado, uma substituição integral da frota de veículos com motores a combustão por veículos a bateria esbarra na escassez das matérias-primas para fabricação dessas baterias, sobretudo o lítio, o que aponta a necessidade de inovações urgentes no campo das baterias para uma descarbonização geral do setor de transportes.