Redação do Site Inovação Tecnológica - 18/07/2009
A Mercedes Benz parece não estar disposta a aguardar os resultados de sua parceria com a Tesla Motors e anunciou uma versão elétrica do seu super esportivo SLS. A empresa já possui um carro elétrico de pequeno porte, o Smart EV.
Carro esporte elétrico
O carro elétrico esportivo, batizado de SLS eDrive, será fabricado pela divisão AMG e usará a mesma plataforma da versão a combustão, que utilizará um motor V8 e terá carroceria de alumínio. O SLS a combustão deverá estar disponível em 2011 e a empresa não deu data para a chegada ao mercado do SLS elétrico.
O SLS a gasolina possui motor V8 de 571 hp, enquanto o eDrive deverá ter uma potência equivalente a 525 hp. Um torque de 88 Nm garantirá que os dois tenham aceleração praticamente igual, fazendo de 0 a 100 km/h em cerca de quatro segundos.
Motores suspensos
A grande novidade técnica do eDrive é a utilização de quatro motores elétricos colocados dentro da carroceria, e não nas rodas, como parece ser a tendência nos carros elétricos menores. Para isso serão utilizados dois sistemas de transmissão, um para cada eixo, eliminando o cardã da versão a combustão.
Em nota, a empresa afirma que a opção por manter os motores na carroceria visa diminuir o peso não suspenso, que interfere na aderência do carro ao solo e diminui o conforto.
As baterias, de 400 V e capacidade de 40 A atingem uma capacidade de 48 kWh.