Planeta Coppe Notícias - 30/08/2010
Poder computacional
O supercomputador da Coppe/UFRJ acaba de ser certificado como o número 1 da América Latina pelo TOP 5000, instituição responsável pelo ranking dos supercomputadores em nível mundial.
Formado por 7.200 processadores, o equipamento tem capacidade computacional total de 64,63 teraflops (operações de ponto flutuante por segundo) e custou R$ 9,5 milhões, financiado pelo Fundo de Participação Especial da Petrobras/ANP.
O projeto total, incluindo equipamento e instalação do datacentro ficou em 14 milhões de reais.
O supercomputador mais potente da América Latina, que se encontra entre os 100 maiores do mundo (86º lugar), é operado pelo Núcleo de Computação de Alto Desempenho (Nacad) da Coppe.
Petróleo e meio ambiente
Instalado no parque tecnológico da cidade universitária, a principal missão do supercomputador é apoiar pesquisas inovadoras na área de petróleo e gás, associadas à Rede Galileu, da Petrobras, e na área de mudanças climáticas, com ênfase nos trabalhos desenvolvidos pelo Instituto do Clima da Coppe.
Até o final de agosto, o supercomputador também estará sendo disponibilizado para outras redes temáticas da Petrobras.
"Essa máquina mudará os nossos paradigmas em simulação computacional e ciência da engenharia, colocando o Brasil em posição de destaque em nível mundial", afirma o professor da Coppe Álvaro Coutinho, coordenador do Nacad.
Segundo o professor da Coppe, o supercomputador poderá, por exemplo, analisar simultaneamente milhares de configurações de risers, diminuindo riscos e aumentando a confiabilidade dos materiais e equipamentos utilizados na exploração de petróleo em águas profundas.