Redação do Site Inovação Tecnológica - 06/11/2024
Blindagem contra radiação eletromagnética
Todos estão interessados em sinais de celular e de Wi-Fi mais fortes, mas também existem inúmeras razões para que queiramos isolar um ambiente dessas ondas eletromagnéticas, seja para evitar interferências, por motivos de saúde ou até por questões de segurança.
Já existem várias versões de escudos contra radiação eletromagnética, mas nenhuma delas atingiu um nível de funcionalidade e versatilidade que atenda a todas as necessidades.
Agora, pesquisadores coreanos criaram o primeiro material ultrafino que é capaz de de absorver mais de 99% das ondas eletromagnéticas de várias bandas de frequência - incluindo 5G/6G, Wi-Fi e até radar de veículos autônomos - e ainda fazer isto usando um único material.
Este material de absorção e blindagem de ondas eletromagnéticas tem menos de 0,5 mm de espessura e se destaca por sua baixa refletância (menos de 1%) e alta absorvância (mais de 99%) em três bandas de frequência diferentes - absorvância é a capacidade de um material de absorver a radiação por uma determinada espessura.
Para comparação, os materiais de blindagem eletromagnética disponíveis hoje refletem mais de 90% das ondas, com uma absorvância real frequentemente tão baixa quanto 10%. Além disso, materiais com absorvância mais alta são tipicamente limitados a absorver ondas eletromagnéticas dentro de uma única banda de frequência.
Escudo eletromagnético
O material compósito é fino, flexível e durável o suficiente para manter sua forma mesmo depois de ser dobrado e desdobrado milhares de vezes, o que o torna adequado para uso até mesmo em celulares e dispositivos vestíveis.
É um material magnético produzido pela alteração da estrutura cristalina da ferrita, permitindo que ela absorva seletivamente as frequências desejadas. A equipe usou essa ferrita modificada para produzir um filme composto, juntando a ele um polímero ultrafino e incorporando padrões condutores no verso, para controlar a propagação das ondas eletromagnéticas.
Ao ajustar o formato do padrão condutor, a reflexão das ondas eletromagnéticas em frequências específicas pode ser drasticamente reduzida. Além disso, um filme fino de nanotubos de carbono com altas propriedades de blindagem foi aplicado por baixo de tudo, para aumentar ainda mais a capacidade de blindagem das ondas eletromagnéticas.
"À medida que as aplicações das comunicações 5G/6G continuam a se expandir, a importância da absorção de ondas eletromagnéticas e dos materiais de blindagem está crescendo. Este material tem o potencial de melhorar significativamente a confiabilidade de dispositivos de comunicação sem fio, como celulares e radares de veículos autônomos," disse o professor Byeongjin Park, do Instituto Coreano de Ciência de Materiais (KIMS).