Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/03/2004
Mais uma empresa japonesa lança um robô humanóide. A quase desconhecida ZMP é especializada em robôs fixos para demonstração e apresentações em feiras e vende também kits do robô "open-source" Pino.
O Nuvo mede 38 centímetros de altura, pesa 2,5 quilos e seu grande número de articulações torna fácil o ato de levantar-se quando cai. Ele reconhece um número limitado de comandos vocais, como "Ande" e "Pare". A maior novidade é que ele pode ser controlado remotamente por meio de um telefone celular.
A câmera digital também pode enviar imagens remotamente, mas esse recurso depende da prestadora de serviços de telefonia. O serviço já está disponível no Japão.
Ao contrário do Asimo, da Honda, e do Qrio, da Sony, o Nuvo não é um robô apenas para pesquisas. Como o Papero, da NEC, a empresa pretende fabricá-lo em massa e colocá-lo à venda. Mas é difícil imaginar uma produção em massa com o Nuvo custando cerca de US$27.000,00. Mas deve-se lembrar que a ZMP é voltada para eventos, para os quais os robôs são simplesmente alugados. A empresa espera ter como público consumidor do Nuvo justamente empresas de eventos.
O Nuvo tem um aspecto menos humanóide do que os outros robôs japoneses do mesmo tipo, com as mãos substituídas por esferas e a cabeça inserida entre os ombros.
A ZMP não possui fábricas próprias e a fabricação do Nuvo ficará por conta de empresas contratadas.