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Meio ambiente

Nova técnica mede emissão de particulados com o veículo em movimento

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/03/2004

Nova técnica mede emissão de particulados com o veículo em movimento

Utilizando uma técnica inovadora, baseada no aquecimento da fuligem do escapamento por raios laser, uma equipe de pesquisadores dos Laboratórios Sandia (Estados Unidos) demonstrou a possibilidade de se medir a emissão de particulados por motores a combustão com o veículo em movimento em condições reais.

Enquanto que as medições em tempo real de emissões gasosas são rotineiras, a medição de particulados com o veículo no tráfego tem sido um objetivo fugidio, embora necessário para validar as novas regras de emissão de poluentes que estão entrando em vigor em vários países.

A equipe liderada pelo engenheiro Pete Witze demonstrou a possibilidade de se efetuar essas medições utilizando uma tecnologia conhecida como incandescência induzida por laser (LII: "laser-induced incandescence"). Esta técnica permite a medição sem afetar o funcionamento normal do veículo, o que poderia alterar os resultados.

Embora a incandescência induzida por laser seja conhecida desde os anos 1.970, o grande feito da equipe do Dr. Witze foi construir um equipamento de LLI totalmente portátil, que pode ser utilizado em qualquer modelo de veículo.

Os resultados mais notáveis foram obtidos pela equipe durante o tráfego em descidas. Embora o motor tenha seu funcionamento homogêneo durante 600 segundos, os dados indicam que a injeção de combustível liga e desliga de forma intermitente. Embora os engenheiros acreditem que a estratégia ideal de fornecimento de combustível seja o desligamento total da injeção durante a descida, o veículo é equipado com um catalisador que exige a manutenção de sua temperatura operacional, o que força o constante acionamento da injeção.

A média de emissão de particulados durante o período foi de 8,4 ppb, comparada com 10-11 ppb durante o funcionamento com o veículo parado. Isto sugere que o controle central do motor deve ser reprogramado para minimizar o consumo de combustível durante uma descida, mantendo uma taxa de emissão de particulados semelhante ao que se verifica com o veículo parado.

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