Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Novo biochip move moléculas individuais de DNA

Redação do Site Inovação Tecnológica - 23/03/2004

Novo bio-chip move moléculas individuais de DNA

Um estudante da Universidade Johns Hopkins construiu um novo tipo de microchip que consegue mover e isolar moléculas de DNA e proteínas. Ele acredita que, conectando-se o chip a equipamentos de análises, pode-se detectar problemas médicos, monitorar a saúde de um paciente ou detectar vírus e outras ameaças biológicas antes que elas se disseminem.

Eric Simone, trabalhando em conjunto com seu orientador Jeff Tza-Huei Wang, já havia construído um biosensor com eletrodos incorporados em linha. Agora ele criou um chip com eletrodos em círculo, o qual mostrou-se mais eficiente em várias aplicações de bio-análise.

"O chip tem minúsculos fios, cada um com cerca de um quinto do diâmetro de um fio de cabelo humano, incorporados em um padrão circular," explica Eric. "Quando ele é conectado a uma fonte de energia, ele nos permite gerar um campo elétrico que pode transportar moléculas para uma determinada área para serem estudadas." O novo chip permite que se manipulem moléculas de DNA individualmente.

O chip tira vantagem da carga negativa natural das moléculas de DNA ou de cargas artificialmente impostas sobre moléculas por meio da superfície onde estiverem colocadas. Uma minúscula gota de líquido contendo o DNA é colocado sobre o chip. O campo elétrico então guia as moléculas para uma área específica, onde elas podem ser analisadas através do microscópio.

Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Biochips
  • Biotecnologia
  • Saúde e Reabilitação
  • Microscópios

Mais tópicos