Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/09/2011
Xbox nacional
A empresa chinesa Flextronics começará a montar o Xbox 360 para a Microsoft na Zona Franca de Manaus.
Serão produzidos 17 mil consoles de videogame por semana, uma produção totalmente voltada para o mercado nacional.
A expectativa é que a nacionalização reduza o preço do Xbox em até 40%.
O produto já montado no Brasil começará a chegar ao mercado no dia 5 de outubro.
Indústria de TI
A montagem do console em território brasileiro é resultado das políticas adotadas para atrair fabricantes de tecnologia da informação (TI), como os incentivos fiscais para a instalação de fábricas de computadores em forma de prancheta (tablets).
O console deverá cumprir o mesmo processo de nacionalização previsto para os tablets.
O governo tem utilizado a isenção de impostos (por meio da Lei do Bem, da Lei de Informática e do Programa Brasil Maior) para o desenvolvimento de sistemas de informática no Brasil e acenado com outros incentivos para a instalação de fábricas de circuito integrado, monitores e outros componentes de microeletrônica.
O déficit da balança comercial para os produtos de TI e de telecomunicações no ano passado foi de cerca de US$ 19 bilhões.
Ecossistema de tecnologia
O governo federal e a Microsoft estão preparando uma parceria para desenvolver o "ecossistema de TI": aumentar a formação de recursos humanos no Brasil para a criação de softwares, design gráfico e tecnologias de interação e interface eletrônica.
A parceria poderá incrementar o programa Ciência sem Fronteiras e levar estudantes brasileiros das áreas de exatas a centros de tecnologia da empresa no exterior.
Além da parceria com a Microsoft e a Flextronics, o governo já anunciou a instalação, no Brasil, de centros de pesquisas da General Electric e da empresa IBM.