Redação do Site Inovação Tecnológica - 01/02/2012
Eventos-surpresa
Os balões são usados pela meteorologia, e até para observar o espaço, há décadas.
Mas monitorar o meio ambiente exige estar sempre pronto para as intempéries repentinas, como um vulcão que entra em erupção, um tufão que se aproxima ou uma nuvem tóxica que emerge de uma usina nuclear acidentada.
Para reagir a esses eventos-surpresa, cientistas da Universidade de Southampton, no Reino Unido, decidiram desenvolver uma plataforma de observação que possa ser lançada para fazer observações na alta atmosfera em uma questão de horas.
A plataforma foi batizada de ASTRA - Atmospheric Science Through Robotic Aircraft, ciência atmosférica por meio de aeronave robótica, em tradução livre.
Veículo impresso
Mas se fabricar uma aeronave robotizada, capaz de atingir altitudes elevadas, quase no limite da atmosfera, já parece uma missão difícil, fazer isto em questão de horas pode parecer impossível.
Mas não para a técnica que já está sendo chamada de "A Quarta Revolução Industrial" - mais especificamente, a impressão 3D.
Nascida como uma forma para criar protótipos rapidamente, a fabricação aditiva já permitiu a fabricação desde aviões e carros até ossos e vasos sanguíneos artificiais.
O "veículo voador" idealizado para observar até a estratosfera, chamado Atom, mais se parece com um logotipo institucional.
Ele foi inteiramente "impresso" em plástico, camada por camada, usando o .NET Gadgeteer.
Veículo voador
A aeronave propriamente dita está no interior do "logotipo", protegida por duas "órbitas" de espuma, destinadas a se quebrar durante a aterragem, absorvendo a energia do impacto.
"A prototipagem rápida de plataformas como o Atom permite que os cientistas enviem uma grande variedade de instrumentos para a estratosfera depois de um curto ciclo de projeto e fabricação," diz o professor András Sóbester, um dos desenvolvedores do estranho "veículo voador", como a equipe chama o Atom.
Depois de "impresso", tudo o que é necessário fazer é colocar o "veículo voador" no balão e monitorar os resultados das medições dos instrumentos que ele levar a bordo.