Redação do Site Inovação Tecnológica - 05/11/2010
Janela fechada
A Nasa adiou o lançamento do ônibus espacial Discovery, que partiria hoje rumo à Estação Espacial Internacional, depois de uma série de adiamentos seguidos, cada um por 24 horas.
Depois de um problema no motor de controle orbital da nave e do mau tempo, agora foi um vazamento de hidrogênio, detectado quando o grande tanque externo alaranjado estava sendo completado. Este é um dos últimos procedimentos antes do lançamento.
E desta vez o adiamento foi mais radical: a NASA não terá como tentar outro lançamento antes do dia 30 de Novembro. A primeira janela será nesse dia, às 08h05, no horário de Brasília.
Vazamento no umbigo
O vazamento estava no chamado "cordão umbilical", ou GUCP (Ground Umbilical Carrier Plate), um ponto de conexão entre o tanque externo e um tubo de 7 polegadas de diâmetro.
O tubo é responsável por transportar o hidrogênio que se gaseifica - o combustível é o hidrogênio em estado líquido - para uma torre longe do ônibus espacial, onde ele é queimado.
O problema é um velho conhecido da NASA, tendo atrasado pelo menos dois lançamentos no ano passado - veja Lançamento da Endeavour é adiado por vazamento de hidrogênio.
Astronauta robô
Esta missão do ônibus espacial Discovery está fazendo história ao levar o primeiro robô humanoide para o espaço, o R2. A NASA anunciou também um projeto para colocar um robô humanoide na Lua em 1000 dias, usando a tecnologia já desenvolvida para o Robonauta.
Veja todos os detalhes da missão, incluindo as caminhadas espaciais, na reportagem Discovery levará robô astronauta para Estação Espacial.
A STS-133 é a última missão dos ônibus espaciais prevista para 2010, e o último voo do Discovery, que será aposentado quando voltar e exposto em um museu - veja NASA anuncia liquidação de ônibus espaciais.