Espaço

NASA encomenda rebocador espacial para destruir Estação Espacial Internacional

Redação do Site Inovação Tecnológica - 27/06/2024

NASA anuncia rebocador espacial para destruir Estação Espacial Internacional
A ISS já recebeu mais de 270 astronautas em seus quase 25 anos de operação.
[Imagem: NASA]

Rebocador espacial

A NASA anunciou os planos finais para a desativação da Estação Espacial Internacional, que foi construída a partir dos anos 1990 com a colaboração de vários países e cinco agências espaciais: CSA (Agência Espacial Canadense), ESA (Agência Espacial Europeia), JAXA (Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial), NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) e Corporação Espacial Estatal Roscosmos.

As agências decidiram que 2030 será o ano final da vida operacional da ISS, que deverá então ser guiada para uma reentrada controlada na atmosfera. A maior parte da Estação deverá queimar-se durante a reentrada, e o que sobreviver ao calor deverá cair em uma área isolada do Oceano Pacífico, onde não há rotas de navegação.

Para isso, a NASA anunciou a contratação da SpaceX para a construção de uma espécie de rebocador espacial, que se atracará à Estação e a guiará para a queda controlada.

A um custo impressionante de US$ 843 milhões, a SpaceX deverá projetar e construir o rebocador espacial, cujo nome técnico é "Veículo de Desorbitação para a Estação Espacial Internacional". Esse valor não inclui o lançamento, que será objeto de outro contrato futuro.

Embora a empresa deva desenvolver a espaçonave, a NASA assumirá a propriedade após o desenvolvimento e será responsável por sua operação durante toda a missão de reentrada. Assim como a Estação Espacial, espera-se que esse veículo também seja destruído como parte do processo de reentrada.

"A seleção de um veículo de desorbitação terrestre para a Estação Espacial Internacional ajudará a NASA e seus parceiros internacionais a garantir uma transição segura e responsável na órbita baixa da Terra no final das operações da Estação. Esta decisão também apoia os planos da NASA para futuros destinos comerciais e permite a continuação do uso do espaço perto da Terra," disse Ken Bowersox, da NASA.

Adeus à ISS

A Estação Espacial Internacional tem o tamanho de um campo de futebol, pesa cerca de 420 toneladas, fica a cerca de 400 km acima do nível do mar e completa uma órbita em torno da Terra a cada 90 minutos.

Atualmente no seu 24º ano de operações continuamente tripuladas, a Estação Espacial Internacional é uma plataforma científica única, onde os membros da tripulação realizam experiências em múltiplas disciplinas de investigação, incluindo ciências terrestres e espaciais, biologia, fisiologia humana, ciências físicas e demonstrações de tecnologia que não são possíveis na Terra.

As tripulações que vivem a bordo da Estação são mãos de milhares de pesquisadores em terra, já tendo realizado mais de 3.300 experimentos em microgravidade.

Ao longo dos anos, a Estação Espacial Internacional também se tornou a pedra angular do comércio espacial, abrigando desde tripulações comerciais e parcerias de carga até pesquisas comerciais e pesquisas secretas de cunho militar. Atualmente a NASA já está em processo de transição para destinos espaciais comerciais.