Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/01/2008
Engenheiros do instituto australiano CSIRO combinaram um supercapacitor com uma bateria chumbo-ácida comum, como as atualmente utilizadas pelos automóveis, para construir o que eles batizaram de UltraBateria.
Super bateria
Essa super bateria é mais barata e dura mais do que as baterias atualmente utilizadas nos veículos híbridos e elétricos.
"Os testes mostraram que a UltraBateria tem um ciclo de vida que é ao menos quatro vezes maior e produz 50 por cento mais potência do que os sistemas de baterias convencionais. Ela é também 70 por cento mais barata do que as baterias atualmente utilizadas nos veículos híbrido-elétricos," afirma o pesquisador David Lamb.
Efeito regenerativo
A UltraBateria também tem a capacidade de fornecer carga rapidamente durante as acelerações, assim como de se recarregar aproveitando a energia gerada a partir das frenagens - o chamado efeito regenerativo, - o que a mantém no mesmo nível das baterias recarregáveis à base de lítio.
Suas características e seu baixo custo tornam a nova bateria também adequada para o armazenamento de energia elétrica gerada por fazendas de vento ou usinas de captura de energia solar.
Veículo híbrido-elétrico
Os pesquisadores afirmaram que já testaram sua nova bateria em um veículo híbrido-elétrico que rodou 160.000 quilômetros, a fim de confirmar as projeções feitas em laboratório.
Segundo eles, uma nova etapa da pesquisa deverá conseguir reduzir ainda mais seu peso e, eventualmente, aumentar a capacidade de armazenamento da super bateria.