Redação do Site Inovação Tecnológica - 14/05/2010
O ônibus espacial Atlantis parte nesta sexta-feira em direção à Estação Espacial Internacional, naquela que é prevista para ser a sua última missão.
O lançamento está previsto para às 15:20 minutos, no horário de Brasília.
Sustentabilidade espacial
Durante os 12 dias da missão STS-132, os seis astronautas do Atlantis levarão um novo módulo de pesquisas russo, um conjunto de baterias, uma antena, peças de reposição para os braços robóticos e uma série de outras peças de reposição.
"Doze dias, três caminhadas espaciais, toneladas de peças robóticas... Nós estaremos armazenando peças sobressalentes que nos dão confiança sobre a sustentabilidade de longo prazo da Estação Espacial Internacional," afirmou John Shannon, gerente do programa dos ônibus espaciais.
Amanhecer
A grande estrela da missão é um pequeno módulo de pesquisas russo, chamado MRM-1 (Mini Research Module-1) pelos norte-americanos e Rassvet (amanhecer) pelos russos.
O módulo ficará atracado definitivamente à porta de atracação inferior do módulo Zarya.
Além de fornecer espaço extra de armazenamento e experiências, o módulo tem sua própria porta de atracação, passando a servir como uma alternativa para a conexão das naves Soyuz e Progress.
No lado de fora do Rassvet serão instalados um braço robótico europeu, radiadores e uma câmara pressurizada.
Adeus
Durante a missão do Atlantis estão planejadas três caminhadas espaciais.
Durante as caminhadas, os astronautas instalarão a antena de banda Ku que estão levando, peças sobressalentes para o robô Dextre e substituirão os conjuntos de baterias da estrutura central da Estação Espacial.
Se tudo correr como planejado, ao final desta missão o ônibus espacial Atlantis será aposentado e não voará mais.