Redação do Site Inovação Tecnológica - 22/01/2015
Jeito pessoal de digitar
Senhas são boas, mas que tal um teclado capaz de identificar o usuário pela maneira muito pessoal com que cada um digita?
Este novo teclado inteligente detecta o estilo de digitação, incluindo a pressão aplicada às teclas, o ritmo de digitação e a velocidade, que distinguem com precisão um usuário individual de outro.
Assim, mesmo se alguém souber sua senha, ele não conseguirá acessar o seu computador porque vai digitar a sequência de uma forma diferente da sua.
Essa técnica é bem conhecida, e já está sendo explorada no emergente campo da "computação afetiva", em que os computadores detectam as emoções dos seus usuários.
E se apenas a segurança não é suficiente para fazer você se interessar pelo novo gadget, saiba que, além de inteligente, o teclado é autolimpante e gera sua própria energia.
Vermes biológicos
Jun Chen e seus colegas do Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, afirmam que o objetivo da equipe era encontrar uma técnica de validação de usuários que fosse mais segura dos que as senhas, mas que também fosse prática, barata e confiável.
Mas eles resolveram adicionar algumas vantagens extras.
Além de identificar o padrão de digitação de cada usuário, o aparelho usa a força exercida sobre as teclas para gerar energia, que pode ser usada por ele mesmo ou por algum outro pequeno aparelho.
E o material usado no seu revestimento repele a poeira e a sujeira, fazendo com que o teclado inteligente mantenha também os invasores biológicos longe do seu computador.
A equipe ressalta que teclado inteligente pode fornecer uma camada adicional de proteção para aumentar a segurança dos sistemas de computador, sem que as medidas atuais precisem ser descartadas ou alteradas.