Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/12/2021
Dedos rolantes
Engenheiros espanhóis apresentaram o protótipo de uma mão robótica que permite mover objetos com uma única pegada, sem a necessidade do uso de dois braços e duas mãos que, até agora, eram essenciais para qualquer robô.
O novo robô, batizado de "Dedos Rolantes", tem dedos altamente articulados e adaptáveis, capazes de girar axialmente em diferentes velocidades e, ao mesmo tempo, garantir uma pegada adaptativa graças a um sistema de atuadores que imita os tendões biológicos.
Isto significa que, além de abrirem e fecharem para prender o objeto, os dedos giram sobre si mesmos. Isso pode ser usado tanto para movimentar objetos como para ajudar a movimentar o próprio robô, quando ele se apoia em um corrimão, por exemplo.
Segundo a equipe, essa capacidade de manipular componentes com segurança, mantendo-os o tempo todo firmes na mão, pode dar um novo nível de destreza a qualquer braço robótico, simplificando muito o projeto.
"Antes, quando um robô móvel tinha que realizar alguma tarefa, seja ela industrial ou clínica, ele precisava das duas mãos para executá-la. Por exemplo, no caso de medir o pulso de um paciente, uma mão para levantar a camisa e outro para medir o pulso," explicou Jesús Gómez, da Universidade de Málaga.
Neste caso, um único dedo faria uma parte da tarefa, enquanto os demais fariam a medição.
Mas a equipe também já está pensando em outros usos para tirar proveito da capacidade de adaptação ao objeto, com a mão robótica podendo ao mesmo tempo segurar e manipular o objeto.
Segundo eles, essas características o tornam ideal para a movimentação de produtos hortifrutícolas ou em aplicações industriais, como a instalação de tubulações.
O próximo passo da pesquisa será justamente montar a mão robótica em uma estrutura que permita testá-la em ambientes de produção.