Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Robótica

Robô biomecânico corre como um gato

Redação do Site Inovação Tecnológica - 17/06/2013

Robô biomecânico corre como um gato
Como o objetivo é criar uma plataforma genérica para pesquisas, a equipe usou apenas materiais de fácil aquisição e de baixo custo na construção do robô.
[Imagem: EPFL]

Biomecânica

Apesar de terem batizado sua criação de "robô-guepardo", Alexander Sprowitz e seus colegas explicam que este é um biorrobô inspirado nos movimentos e na fisiologia de um gato doméstico.

Segundo eles, o objetivo do trabalho é criar uma plataforma genérica que encoraje a pesquisa em biomecânica, particularmente no projeto de pernas biônicas e próteses robóticas.

Como o cérebro dos robôs cabe em um chip, robôs biomecânicos podem dispensar a cabeça - na verdade, o gato robótico não é autônomo, movendo-se conectado por meio de fios ao computador que controla seus movimentos.

Apesar disso, mesmo não sendo ágil como um gato de verdade - falta-lhe não apenas a cabeça, mas também o "rabo ativo", essenciais para o equilíbrio e o andar elegante dos gatos - o robô é estável e move-se rápido, gastando menos de um segundo para percorrer uma distância equivalente ao comprimento do seu corpo.

Como o objetivo é criar uma plataforma genérica para pesquisas, a equipe da Escola Politécnica Federal de Lausanne, na Suíça, usou apenas materiais de fácil aquisição e de baixo custo na construção do robô.

Robô biomecânico corre como um gato
As dimensões do robô também são mais similares às de um gato do que de um guepardo.
[Imagem: EPFL]

Pernas de gato

Segundo Sprowitz, o grande avanço tecnológico do robô está no projeto de suas pernas, baseado na observação meticulosa e na reprodução da perna do gato doméstico - o número de segmentos, três em cada perna, e suas proporções, são as mesmas das pernas de um gato.

Foram usadas molas para fazer as vezes dos tendões, enquanto pequenos motores desempenham o papel de músculos.

Um robô-guepardo mais merecedor do nome recentemente bateu o recorde mundial de velocidade de robôs com pernas, que já alcançou 45,5 km/h.

O gato robótico parece uma miniatura de uma mula mecânica que vem sendo desenvolvida há anos para o transporte de cargas - naquilo que parece ser uma tendência de dificuldade dos roboticistas em batizarem suas criações, aquele robô recebeu o nome de "cachorrão".

Bibliografia:

Artigo: Towards Dynamic Trot Gait Locomotion-Design, Control, and Experiments with Cheetah-cub, a Compliant Quadruped Robo
Autores: Alexander Sprowitz, Alexandre Tuleu, Massimo Vespignani, Mostafa Ajallooeian, Emilie Badri, Auke Jan Ijspeert
Revista: International Journal of Robotics Research
Vol.: Accepted Paper
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Robôs
  • Biomecatrônica
  • Inteligência Artificial
  • Saúde e Reabilitação

Mais tópicos