Redação do Site Inovação Tecnológica - 19/12/2007
A empresa Kawasaki apresentou ao mundo o seu robô YouCube, capaz de solucionar qualquer disposição do famoso Cubo de Rubik em poucos movimentos. O robô utiliza um sistema de visão artificial para detectar a posição de cada uma das etiquetas coloridas no cubo e um software especificamente projetado para desempenhar a tarefa.
Cérebro e braços
O YouCube é praticamente só "cérebro" e braços. Um monitor LCD faz as vezees de cabeça, mostrando a interação do robô com o problema a ser resolvido e o seu funcionamento. O aspecto rudimentar do restante do robô, tipo decoração de parque de diversões, não esconde o fato de que seu corpo é mesmo meramente decorativo - ele não é capaz de se levantar e sair andando, como os outros robôs japoneses com aspecto humanóide.
Visão artificial
O destaque do YouCube é o seu sistema de visão artificial, baseado em uma tecnologia proprietária da Kawasaki, chamado KiperH - Kawasaki High-speed Image Processing Equipment for Robot. O programa é uma implementação de inteligência artificial que consegue retirar das imagens geradas pelas câmeras a informação que é relevante para que o robô desempenhe sua tarefa.
O desempenho do programa é admirável. Quem trabalha em automação industrial, que exige o reconhecimento de padrões em imagens digitais, sabe a dificuldade de se calibrar um software para que ele detecte tão somente o contorno dos objetos. Detectar cores tão parecidas como aquelas presentes em um cubo mágico é um feito nada desprezível.
PC embutido
O software, que roda em um PC embutido no corpo do robô, não serve apenas para solucionar o Cubo de Rubik, mas para virtualmente qualquer outro trabalho que exija a manipulação, seleção e separação de objetos. Quando termina seu trabalho, o robô levanta os braços e comemora em voz alta, por meio dos sintetizadores de voz instalados no mesmo computador.
Cubo mágico
O recorde de velocidade do YouCube para solução do cubo mágico é de três minutos. Dois pesquisadores norte-americanos recentemente demonstraram que é possível resolver qualquer combinação do cubo em apenas 26 movimentos (veja Cubo Mágico é solucionado com 26 movimentos).