Com informações do INCT-SEC - 02/11/2012
Sistema de transporte inteligente
Os avanços em tecnologia da informação e comunicação permitiram a criação de um sistema de transporte inteligente que possibilita equipar os carros com computador de bordo, dispositivos de comunicação sem fio, sensores e sistemas de navegação.
Por meio de diferentes sensores (como para detecção de condições da estrada, meteorológicas, estado do veículo, radar e outros), câmeras, computadores e recursos de comunicação, os automóveis podem recolher e interpretar informações com o propósito de ajudar o motorista a tomar decisões.
As aplicações potenciais permitem a coleta de informações em tempo real sobre o tráfego, as condições das estradas, a proximidade de outros veículos, entre outras.
Esses dados são capturados pelos sensores que ficam a bordo dos veículos e nas estradas, podendo ser transmitidos para outros automóveis ou para a infraestrutura rodoviária.
Redes veiculares
Como a área é muito nova, indústria e academia estão procurando desenvolver padrões e protótipos para essa intercomunicação - são as chamadas redes veiculares.
No Brasil, Leandro Villas, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da USP, em São Carlos (SP), está desenvolvendo tecnologias para a troca de dados de forma eficiente nessas redes caracterizadas pelos nós em movimento, em colaboração com o grupo do professor Jó Ueyama.
As chamadas Redes Ad Hoc Veiculares (VANETs) fazem parte dos futuros "Sistemas Inteligentes de Transporte Terrestre" e compreendem a integração e comunicação entre sensores, veículos e componentes fixos na beira da pista (roteadores, gateways e serviços).
As VANETs são um tipo especial das Redes Ad hoc Móveis (MANETs), em que veículos equipados com capacidade de processamento e de comunicação sem fio criam uma rede espontânea ao estarem em movimento na pista.
Custos dos congestionamentos
Leandro explica que a VANET é uma parte importante dos sistemas de transporte inteligente (ITS) e tem enorme potencial de aplicações e valor comercial.
"Por exemplo, um estudo [...] mostrou que o custo pecuniário de congestionamento na cidade de São Paulo foi de aproximadamente R$ 33,5 bilhões. 85% desse custo está associado com o tempo perdido no trânsito; 13% é devido ao combustível consumido e 2% é decorrente de aumento das emissões de poluentes," relata.
O custo do congestionamento pode ser reduzido com o uso de VANETs, que disponibilizarão informações atualizadas e dinâmicas sobre as condições de tráfego.
Além disso, o sistema deverá reduzir o número de acidentes nas estradas e proporciona aos condutores e passageiros aplicações para a condução mais confortável, tais como serviços de localização, streaming de multimídia, notícias locais, informações turísticas e mensagens de alerta sobre a rodovia e ruas da cidade.
Segundo Leandro, "espera-se como resultado da pesquisa que as soluções de disseminação de dados em VANETs a serem concebidas superem as limitações das soluções atuais, com a integração de diferentes tecnologias e o tratamento simultâneo de desafios, como congestionamento de transmissões, partição e fragmentação temporal de rede. Pretende-se também que essas soluções inovadoras possam ser aplicadas na indústria nacional."