Redação do Site Inovação Tecnológica - 28/09/2016
Maior raio e mais longo relâmpago
A Organização Meteorológica Mundial (WMO) vai passar a monitorar e divulgar dois novos recordes mundiais: o maior e o mais longo raios detectados.
A entidade divulgou os dois maiores eventos desse tipo já medidos, que passam a figurar como os atuais recordes mundiais.
A maior distância horizontal já coberta por um único raio alcançou 321 km. O evento ocorreu no dia 20 de junho de 2007 e cobriu todo o estado de Oklahoma, nos EUA.
A maior duração de um relâmpago decorrente de um único raio durou 7,74 segundos. O fenômeno aconteceu no dia 30 de agosto de 2012, em Côte d'Azur, na França.
Recordes climáticos
A duração do raio mais longo será medida pelo brilho do relâmpago correspondente, enquanto a distância alcançada pelo maior raio será medida pela distância entre as duas fontes VHF correspondentes às suas extremidades, ou seus pontos de descarga.
Esta é a primeira vez que os raios foram incluídos no registro oficial da WMO sobre eventos climáticos extremos.
Até agora eram monitorados calor, frio, velocidade do vento, chuva e outros eventos geralmente associados a calamidades, como furacões e tufões.
Segundo a entidade, a inclusão dos raios foi possível graças a "melhorias dramáticas nas técnicas de sensoriamento remoto, que estão permitindo o registro da ocorrência de raios com grande precisão".
"Os raios estão entre as grandes ameaças climáticas, que tiram muitas vidas a cada ano. Melhorias na detecção e no monitoramento desses eventos extremos nos ajudarão a melhorar a segurança pública," disse Petteri Taalas, Secretário-Geral da WMO.