Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/02/2008
Cientistas da Universidade Politécnica de Madri, na Espanha, desenvolveram um algoritmo de reconhecimento facial capaz de processar até 30 imagens por segundo, reconhecendo a expressão facial da pessoa e classificando-o em seis "categorias de humor": raiva, nojo, dor, felicidade, tristeza e surpresa.
Avatares com sensibilidade
O programa terá inúmeras aplicações, entre as quais a construção de interfaces homem-máquina, mensuração dos efeitos que os sites de e-commerce exercem sobre os consumidores e até avatares para ambientes virtuais com uma capacidade sem precedentes de expressar com fidelidade o humor da pessoa que eles representam.
O programa pode ser aplicado a seqüências de vídeo capturadas em situações reais ou monitorar as expressões faciais de uma pessoa sentada à frente de um computador. Embora seja ainda apenas um protótipo, o novo algoritmo de reconhecimento facial é leve o suficiente para rodar em um computador comum e até mesmo em um notebook.
Reconhecimento facial
Para analisar a expressão facial, o algoritmo segmenta a imagem do rosto em vários quadrados e retângulos. Cada uma dessas porções é comparada com a base de dados do programa, que possui um arquivo de expressões típicas de cada uma das emoções que ele é capaz de detectar.
O sucesso da primeira versão, analisando faces da base de dados Cohn-Kanade, é de 89%. Ele opera mesmo em condições adversas, como iluminação pobre, com o rosto se movimentando de forma natural e com a câmera em diversas posições.