Redação do Site Inovação Tecnológica - 25/08/2009
Faltando 9 minutos
O lançamento do ônibus Discovery, previsto para acontecer às 02h36 da madrugada desta terça-feira, foi adiado quando a contagem regressiva estava na marca T-9, ou seja, quando faltavam nove minutos para o lançamento.
A contagem regressiva não é contínua, havendo duas paradas importantes em T-20 e em T-9, quando uma série de checagens é feita. A única razão para o cancelamento foi o mau tempo.
Durante a tarde e início da noite as previsões chegaram a indicar 96% de chances de tempo bom na hora do lançamento. Contudo, poucas horas antes, quando os astronautas já se dirigiam para o ônibus espacial, nuvens começaram a se acumular sobre o Centro Espacial Kennedy e as condições pioraram rapidamente, como é comum na região.
Tentativa 2
A próxima tentativa de lançamento será na madrugada desta quarta-feira, às 02h10 no horário de Brasília. Neste momento, as condições de tempo continuam ruins e as previsões indicam 40% de chances de condições favoráveis no horário do lançamento.
A missão STS-128 marcará uma nova fase nas viagens dos ônibus espaciais para a Estação Espacial Internacional - veja a reportagem Discovery iniciará fase científica das missões dos ônibus espaciais.