Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/06/2015
Mulher na janela espacial
O famoso quadro Mulher na Janela, de Salvador Dali, ganhou sua versão "era espacial".
Na obra de Dali, a mulher, da segurança do interior da sua casa, observa um barco navegando à distância.
Na versão era espacial, a astronauta Tracy Caldwell Dyson observa o planeta de dentro de seu próprio "barco espacial", a 400 km de altitude, navegando a quase 24.000 km/h.
Nesta foto, Dyson aparece curtindo a paisagem a partir da Cúpula, a janela de observação instalada na Estação Espacial Internacional em 2010.
A imagem também é dessa época, mas está sendo usada agora pela NASA para divulgar o Programa de Pesquisas Humanas conduzidas a bordo da Estação Espacial.
Missão de Um Ano
O objetivo da missão é determinar não apenas as alterações físicas sofridas pelo corpo humano durante os voos de longa duração - o que já é feito desde os primórdios da era espacial -, mas também como os humanos lidam emocional e psicologicamente com o estresse gerado pelo confinamento.
Esse estudo está agora centrado no experimento chamado "Missão de Um Ano", ou 1YM (One-Year Mission), em que dois astronautas gêmeos estão sendo monitorados cuidadosamente em busca de alterações psicológicas, comportamentais, orgânicas, genéticas e epigenéticas.
"Conforme a NASA se prepara para futuras missões a asteroides, Marte e além, é crucial ter uma compreensão completa dessas tensões, bem como métodos para monitorar os tripulantes e responder a essas tensões. Durante o 1YM, cinco investigações de saúde comportamental estão sendo realizadas a bordo da ISS para aprender mais sobre o cérebro e como ele responde ao estresse e à fadiga no espaço," anunciou a agência em nota.
Além do monitoramento do sono e da coleta de neuroimagens cerebrais, os astronautas farão diários e responderão questionários periódicos, nos quais deverão relatar suas reações emocionais e psicológicas ao ambiente fechado e barulhento da Estação Espacial.