Redação do Site Inovação Tecnológica - 20/12/2012
Presente engole Papai Noel
Programas de computador que façam outros programas de computador sempre foram o sonho dos visionários da tecnologia da informação - e o terror dos futurólogos apocalípticos.
Uns e outros começam a encontrar motivos para dizer que tinham razão - ainda que as ressalvas sejam significativas.
O exemplo mais recente é o que um programa de computador de inteligência artificial que desenvolveu sozinho um pequeno jogo com motivos natalinos.
Chamado A Puzzling Present - Um Presente Intrigante, em tradução livre - o jogo envolve salvar o Papai Noel depois que ele foi sugado para dentro de um presente de Natal e se vê às voltas com arbustos assassinos e outros obstáculos.
Angelina
O jogo pode ser baixado gratuitamente, mas o interesse real está recaindo sobre Angelina, o programa de inteligência artificial que programou o Presente Intrigante.
Angelina foi criada por Michael Cook, um estudante do Imperial College, de Londres.
"Em muitos aspectos, ela é como o Photoshop ou o Word, com a diferença de que, quando Angelina começa a rodar, em vez de esperar que eu dê os comandos, ela trabalha por conta própria. O desenvolvimento de um jogo de computador com tema natalino demonstra quão criativos os computadores podem ser," disse Cook.
Na verdade, embora um programa de computador já tenha conseguido superar o QI humano, Angelina não é criativa no sentido que se atribui normalmente aos humanos e alguns outros animais - seu criador é quem precisa dar o pontapé inicial na ideia e no projeto do jogo.
O que o programa faz sozinho é criar níveis para os jogos, o que é realizado por meio de uma técnica conhecida como computação evolutiva, ou evolução computacional.
Evolução computacional
Por meio da evolução computacional, o programa tenta imitar a evolução natural conforme o mecanismo é descrito atualmente pela biologia.
Ela começa criando os cenários para vários "níveis-filhos", e vai colocando aleatoriamente linhas, caixas e outros obstáculos nesses cenários.
A seguir, o programa testa o nível de dificuldade de cada um; aqueles que forem considerados mais difíceis são combinados e viram outro nível-filho, uma vez que os níveis devem ter índices de dificuldade crescentes.
Segundo o pesquisador, conforme o processo continua, e novos níveis-filhos são criados, a qualidade de cada nível melhora, de forma que tanto a dificuldade quanto a "jogabilidade" melhoram.
Reflexão
Uma das principais inovações de Angelina é a capacidade de jogar sozinha os níveis que ela própria criou, encontrando formas de superar os obstáculos criados aleatoriamente.
Os pesquisadores chamam essa capacidade de "reflexão", porque o programa pode "refletir" sobre seu próprio código à medida que roda, a fim de desvendar a mecânica do jogo e superar os obstáculos criados aleatoriamente.
Quem quiser testar o resultado pode baixar gratuitamente o jogo no endereço www.gamesbyangelina.org/downloads/app.html.