Agência Fapesp - 06/05/2008
A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançará nesta semana a nova versão do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica, que passa a se chamar "Prêmio Finep de Inovação".
Categorias
A partir de agora, o prêmio terá seis categorias: média empresa, pequena empresa, instituição de C&T, tecnologia social, grande empresa e inventor inovador. As inscrições podem ser feitas até 28 de agosto. Os concorrentes podem ter orientação para escrever o projeto, que será analisado em até 90 dias depois de apresentado.
Além do troféu, os vencedores podem receber recursos da Finep para a implementação de projetos de inovação, que variam de R$ 500 mil a R$ 10 milhões. As empresas terão a oportunidade de concorrer aos recursos em uma linha de financiamento que contempla apenas os vencedores regionais e nacionais do Prêmio Finep, mas o aporte não é garantido ou imediato.
Perfil inovador das empresas
As categorias do prêmio também sofreram mudanças. Produto e Processo, primeiras categorias criadas, em 1998, ainda na região Sul, não serão mais disputadas individualmente. O prêmio passa a privilegiar, essencialmente, o perfil inovador de empresas - considerando seu porte - e instituições de ciência e tecnologia. Para isso, os critérios de julgamento foram alterados e passaram a ter pesos distintos.
A partir desta edição, o foco será também a carteira de clientes da Finep, cujas inovações já estejam implementadas. Entre os clientes da Finep sairá o vencedor nacional na categoria Grande Empresa, selecionado por uma comissão formada por representantes da instituição.
A categoria, que até 2007 aceitava inscrições de empresas de todo o País, passa a ter a mesma dinâmica aplicada no julgamento dos Inventores Inovadores, cujos vencedores são selecionados do banco de dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).