Redação do Site Inovação Tecnológica - 15/02/2021
Emissão de raios X
Os raios X são tipicamente difíceis de lidar, sobretudo direcioná-los e guiá-los para observar amostras de materiais e tecidos biológicos.
Para gerar raios X nos tradicionais tubos, elétrons que foram acelerados por uma alta tensão colidem com um anodo de metal. Os átomos do metal desviam e diminuem a velocidade dos elétrons, ou os elétrons excitam os átomos do metal para emitir radiação à medida que se chocam. Tanto a desaceleração dos elétrons quanto a excitação dos átomos de metal resultam na emissão de radiação de raios X.
Infelizmente, a radiação é emitida igualmente em todas as direções e é difícil direcioná-la para um feixe focalizado, necessário para seu uso prático. Além disso, a frente de onda dos raios X emitidos é completamente aleatória e desordenada.
Físicos alemães desenvolveram agora um novo método com o qual os raios X podem ser emitidos com grande precisão em uma direção preferencial.
Para isso, eles usaram uma estrutura de finas camadas de materiais com diferentes densidades de elétrons, o que permitiu desviar e focar simultaneamente os feixes gerados.
Raios X direcionais
Na verdade, a equipe descobriu um novo efeito quando o anodo é substituído por uma estrutura formada por camadas finas de materiais com diferentes densidades de elétrons: Se uma sequência particular de camadas for escolhida, os raios X saem bem comportados, todos numa mesma direção, podendo então ser guiados facilmente.
A espessura da estrutura em sanduíche deve ser de alguns milionésimos de milímetro.
"Quando os elétrons acelerados atingem essa estrutura em sanduíche, o espectro angular dos raios X gerados muda. Os raios X são preferencialmente gerados e direcionados paralelamente às camadas, que atuam como um guia de ondas, semelhante a uma fibra óptica," contou Malte Vassholz, da Universidade de Göttingen.
A equipe acredita que o efeito pode ser aprimorado com a otimização da estrutura, permitindo gerar radiação de raios X com maior brilho, criando alternativas menores e mais baratas aos enormes aceleradores síncrotrons.