Redação do Site Inovação Tecnológica - 29/10/2012
Cargas espaciais
A nave não-tripulada Dragon, da empresa SpaceX, pousou sem problemas este domingo no Oceano Pacífico, ao retornar de sua primeira missão à Estação Espacial Internacional.
O pouso no mar, às 17h22 no horário de Brasília, marcou o fim da primeira missão missão comercial de transporte de carga à Estação, depois de uma permanência de 18 dias no espaço.
Depois de recolhida por um barco, a nave está agora sendo levada para o porto de Los Angeles, onde serão descarregadas alguns experimentos científicos, que devem ser entregues à NASA em no máximo 48 horas.
Depois a nave será levada para a base da SpaceX, em McGregor, no estado do Texas, onde o restante do material será descarregado - a nave trouxe uma carga total de 759 quilogramas.
Estão previstas outras 11 missões da Dragon à Estação Espacial até 2016.
Naves de carga
A Dragon é a única das três naves de reabastecimento de carga atualmente disponíveis capaz de trazer materiais científicos de volta à Terra - tanto o ATV europeu quanto o cargueiro japonês HTV queimam-se na reentrada na atmosfera.
A agência espacial JAXA, do Japão, já está preparando uma versão reutilizável do HTV, enquanto a SpaceX planeja uma versão tripulada da Dragon.
Outra empresa privada norte-americana, a Orbital Sciences, está fazendo testes de uma outra nave, chamada Cygnus, que deverá fazer sua primeira missão em 2013, levada por um foguete Antares, fabricado pela própria empresa.