Redação do Site Inovação Tecnológica - 24/03/2020
Pode acreditar, é Marte
Acostumados com o tom avermelhado das areias de Marte, especialistas da NASA se surpreenderam quando a sonda orbital MRO enviou esta imagem impressionante, mostrando uma paisagem muito pouco usual.
A fotografia mostra planícies de uma região chamada Juventae Chasma, uma parte do desfiladeiro do gigantesco sistema Valles Marineris.
Podem ser vistos três terrenos distintos: planícies com possíveis "canais invertidos", planícies com camadas expostas e camadas em um paredão.
A metade superior da imagem mostra planícies com crateras e cumes sinuosos que possivelmente são "canais de fluxo invertidos" - fluxos invertidos ocorrem quando uma área anteriormente baixa se torna alta.
Existem várias razões possíveis pelas quais os canais podem se destacar em relevo invertido. O material do leito pode ser "cimentado" por minerais que se precipitem, ele pode conter rochas maiores ou pode ficar cheio de lava, em todos os casos tornando-se mais resistentes à erosão.
O material mais granulado e mais intemperizável ao redor do canal é levado por vento ou água, deixando o leito do canal resistente alto e seco.
Outro exemplo de erosão pode ser visto nos 2/3 inferiores da imagem. A erosão expôs uma série de camadas de tons claros e escuros, com aproximadamente 1 km de diâmetro - o menor dos anéis é a camada exposta mais profunda.
Formações em camadas são comuns nos cânions marcianos, mas não se sabe que processo que as formou. É provável que as camadas nas planícies mostradas na imagem sejam feitas do mesmo material que a camada nos desfiladeiros.