Redação do Site Inovação Tecnológica - 13/02/2010
Tempo para pensar
A NASA decidiu estender a missão STS-130, do ônibus espacial Endeavour, por mais um dia. Com isto, a primeira janela de pouso prevista foi remarcada para o domingo, dia 21 de Fevereiro.
Depois de uma primeira caminhada espacial impecável, quando os controladores tiveram que pedir a um dos astronautas para "ir um pouco mais devagar", a missão agora se depara com dois problemas, que vão exigir tempo para serem melhor avaliados.
Encaixes imperfeitos
O novo módulo Tranquilidade já está conectado e a janela panorâmica, a chamada Cúpula (Cupola) já está em sua posição final. Mas a Cúpula ainda não foi despressurizada. Suas coberturas externas também só deverão ser removidas na terça-feira, proporcionando a tão esperada visão panorâmica da Estação Espacial e da Terra.
O problema é que as peças de isolamento que ficam entre o módulo Tranquilidade e a Cúpula não se encaixaram como deviam. Estas peças de proteção servem para isolar os mecanismos de controle e a janela de observação do módulo Tranquilidade. Por isto, a despressurização da Cúpula, que estava prevista para este domingo, foi adiada.
A Cúpula foi levada a bordo do Endeavour fixada na extremidade do novo módulo. Durante a caminhada espacial, ela foi retirada pelo braço robótico da Estação e colocada em sua posição definitiva, na lateral do módulo Tranquilidade, voltada para a Terra. Mas as barras de proteção não se encaixaram adequadamente.
Proteção térmica
O segundo problema é um ladrilho da proteção térmica do Endeavour, que está rachado. O defeito foi encontrado durante a varredura de rotina, que é feita antes da acoplagem do ônibus espacial à Estação. Também foi localizado um problema em um anel metálico de separação dos ladrilhos de proteção na parte frontal do Endeavour, que está saliente.
A revisão do ônibus espacial e suas proteções foi adiada para os últimos dias da missão. A princípio, a NASA afirma não ter grandes preocupações, mas uma caminhada espacial adicional poderá ser marcada caso os engenheiros concluam que seja necessário consertar as duas peças.
Solução adiada
Já o problema das peças que não se encaixam no novo módulo poderá ser adiado para a próxima missão.
Caso os astronautas não consigam resolver o problema durante as próximas caminhadas espaciais, a solução definitiva poderá ser adiada até que novas peças sejam enviadas, o que somente poderá ocorrer na próxima missão - o ônibus espacial Discovery deverá ser lançado rumo à Estação Espacial no próximo dia 18 de Março - veja Começa a contagem regressiva final para os ônibus espaciais.