Redação do Site Inovação Tecnológica - 03/02/2009
Sem mesmo sair da Terra, ou do Google Earth, agora é possível fazer uma viagem em alta resolução sobre a superfície de Marte. A NASA e o Google acabam de anunciar a novidade, que permite a visualização em 3D do planeta vermelho.
A proposta vai além da simples diversão dos internautas.
Como o programa utiliza imagens coletadas por diversas missões da NASA a Marte, e com a possibilidade de visualização em 3D, a plataforma torna-se interessante também para os pesquisadores, que poderão compartilhar dados de forma semelhante ao que fazem os geólogos e climatologistas com os dados da Terra.
Ao acessar o programa, os usuários já dispõem das últimas imagens da sonda MRO (Mars Reconnaissance Orbiter), atualmente em órbita de Marte, de todas as sondas anteriores, além das fotografias tiradas pelos robôs Spirit e Opportunity.
Além da navegação em Marte, o Google Earth ganhou dois recursos adicionais. Com dados geológicos e imagens e vídeos da vida marinha, agora o programa permite que o usuário faça mergulhos no fundo dos oceanos da Terra.
Com a outra função, torna-se possível observar o mesmo local da Terra ao longo do tempo, de forma a se observar os efeitos das variações climáticas.