Logotipo do Site Inovação Tecnológica





Eletrônica

Nanorrádio mostra potencial dos transistores de nanotubos de carbono

Redação do Site Inovação Tecnológica - 30/01/2008

Nanorrádio mostra potencial dos transistores de nanotubos de carbono
Chip onde estão os circuitos do nanorrádio. No detalhe, os transistores de nanotubos de carbono.
[Imagem: John Rogers]

Para demonstrar o funcionamento em condições reais dos transistores de nanotubos de carbono, cientistas da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos construíram um nanorrádio que funciona unicamente com esses componentes nanoeletrônicos ultra-eficientes.

Nanorrádio com transístor de nanotubo

Este nanorrádio tem um conceito diferente daquele apresentado no final do ano passado, no qual o rádio inteiro consiste em um único nanotubo de carbono. Agora trata-se de um circuito eletrônico completo, no qual os transistores de silício foram substituídos por transistores de nanotubos de carbono.

Embora altamente promissores, até hoje os transistores de nanotubos de carbono só vêm sendo utilizados em laboratório. Espera-se que os aprimoramentos tecnológicos na fabricação, no rendimento e na confiabilidade desses novos componentes possam permitir a criação de uma nova geração de nanocircuitos eletrônicos muito mais eficientes e com menor gasto de energia do que os atuais, que são baseados em transistores de silício.

Filme fino de nanotubos de carbono

A construção de um circuito eletrônico prático a partir de nanotubos de carbono foi possível graças a uma nova técnica de crescimento dos nanotubos desenvolvida por uma equipe multi-institucional, coordenada pelo professor John Rogers.

A técnica gera conjuntos de centenas de milhares de nanotubos de carbono que crescem alinhados horizontalmente, criando um filme fino de material semicondutor. As cargas elétricas movem-se independentemente através de cada um dos nanotubos, gerando correntes elétricas de alta intensidade.

Rádio com sete transistores

A construção de um receptor de rádio-freqüência foi escolhido para demonstrar o funcionamento dos transistores construídos com esses filmes finos de nanotubos de carbono porque os cientistas acreditam que um circuito analógico seja a melhor forma de demonstrar seu alto rendimento.

Cada nanorrádio utiliza sete transistores de nanotubos. O rádio completo consiste em uma antena ressonante ativa, dois amplificadores de rádio-freqüência e um amplificador de áudio. A sensibilidade do nanorrádio é suficiente para captar estações locais, que podem ser ouvidas por meio de fones de ouvido.

Bibliografia:

Artigo: Radio frequency analog electronics based on carbon nanotube transistors
Autores: Coskun Kocabas, Hoon-sik Kim, Tony Banks, John A. Rogers, Aaron A. Pesetski, James E. Baumgardner, S. V. Krishnaswamy, Hong Zhang
Revista: Proceedings of the National Academy of Sciences
Data: January 28, 2008
Vol.: In advance of print
DOI: 10.1073/pnas.0709734105
Seguir Site Inovação Tecnológica no Google Notícias





Outras notícias sobre:
  • Transistores
  • Nanotubos
  • Miniaturização
  • Transmissão de Dados

Mais tópicos