Redação do Site Inovação Tecnológica - 07/11/2012
Turbina de helicóptero
Cientistas da Universidade de Huddersfield, no Reino Unido, acabam de levantar o polegar para o projeto aerodinâmico de uma motocicleta a jato que pretende bater o recorde mundial de velocidade.
A Jet Reaction, impulsionada por uma turbina de helicóptero, está sendo construída por Richard Brown, que já deteve o controvertido recorde mundial de velocidade em duas rodas.
Brown pretende recuperar seu título chegando aos 680 km/h - sua marca anterior foi de 587 km/h.
A turbina de helicóptero fornece facilmente a potência necessária, mas controlá-la sobre duas rodas está impondo alguns desafios tecnológicos nada desprezíveis.
Compressão do ar
Como os testes em túneis de vento não estavam dando toda a confiabilidade necessária, Brown foi pedir ajuda a Rakesh Mishra e Taimoor Asim, especialistas em dinâmica dos fluidos.
"A uma velocidade de 425 milhas por hora, o ar se torna comprimível. Modelar fluxos compressíveis usando simuladores de dinâmica dos fluidos é um belo desafio," disse Taimoor.
A grande questão era se a estranha e comprida motocicleta a jato ficará estável quando a turbina for acelerada a plena potência.
As simulações deram resultado positivo, abrindo caminho para que o milionário aventureiro prossiga com seu projeto.
Lago seco
A data e o local do teste ainda não estão definidos. A "pista" deverá ser o leito seco de um lago. Bonneville e Verneukpan, na África do Sul, são os mais cotados.
Uma outra equipe britânica está trabalhando em um carro supersônico, o Bloodhound SSC, com o qual pretendem superar o recorde de velocidade terrestre atual, que é 1.228 km/h.