Redação do Site Inovação Tecnológica - 08/12/2020
Everest mais alto
O Nepal e a China finalmente chegaram a um acordo sobre a altitude da maior montanha do mundo.
E o monte Everest ficou 0,86 metro mais alto, passando a ter oficialmente 8.848,86 metros.
O número oficial estabelecido anteriormente pelo Nepal era de 8.848m, mas a China teimava em 8.844,43m.
O monte Everest fica na fronteira entre os dois países, podendo ser escalado por vias de acesso dos dois lados.
Embora os geólogos calculem que o monte Everest continue crescendo, a uma taxa de 0,5m por século, a origem do desacordo entre os dois países é mais complexa.
As autoridades chinesas defendiam que a montanha fosse medida até sua extremidade superior rochosa, enquanto as autoridades nepalesas defendem que a neve no topo do cume deve ser incluída.
Em segundo lugar, as alturas das montanhas são medidas tomando o nível médio do mar como base, o que torna mais problemático saber onde está a base do que onde está o topo. O Nepal usava a Baía de Bengala, a Índia considerava o ponto do oceano mais próximo em linha reta do Everest e a China preferia o Mar Amarelo.
Finalmente, havia questionamentos sobre o impacto do terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a região em 2015. Algumas montanhas mais próximas do epicentro tiveram sua altitude reduzida em quase um metro, com o terremoto contrapondo-se ao movimento de elevação da Cordilheira do Himalaia pelo atrito das placas tectônicas indiana e eurasiana.
Para tirar a prova final, os dois países empreenderam uma missão conjunta, efetuando uma nova medição e levando em conta seis pontos de base, estabelecendo então uma média com a qual todos concordaram.