Com informações do MCTIC - 06/03/2018
Fotônica na saúde
Uma delegação brasileira faz uma jornada pela Europa nesta semana em busca de parcerias em fotônica e nanotecnologia, especialmente, para o desenvolvimento de produtos inovadores na área da saúde.
O objetivo do esforço é criar uma plataforma para estimular o intercâmbio de conhecimento entre Brasil e Europa.
"A ideia é desenvolver tecnologias que ajudem a desafogar o nosso sistema de saúde e ajudar na avaliação de novos materiais em nanotecnologia," afirmou Leandro Berti, que é coordenador-geral de Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Convergentes e Habilitadoras do Ministério da Ciência e Tecnologia (MCTIC).
A delegação, liderada por Berti, inclui pesquisadores do CTI Renato Archer, Fiocruz e Fundação Certi.
Nanofabricação e fotônica
Em Braga, Portugal, está prevista a visita ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), que possui longa trajetória de cooperação com o Brasil em nanofabricação. Em seguida a delegação se reúne com a direção-geral das Redes de Comunicação, Conteúdos e Tecnologias (DG CONNECT), responsável pela área de fotônica na União Europeia.
A delegação também visitará, em Leuven, na Bélgica, o Centro Interuniversitário em Microeletrônica (Imec), um dos maiores centros europeus de nanoeletrônica e nanomedicina, com ampla aplicação na área de saúde.
A missão participará ainda do evento Photonics 21, em Bruxelas, onde será lançada a estratégia de fotônica para os próximos 10 anos pela União Europeia, "o que proporcionará uma grande expertise para o desenvolvimento da fotônica no Brasil", na avaliação do coordenador Leandro Berti.